Canva: Domine essa ferramenta de design gratuita e crie conteúdos visuais incríveis para o seu negócio

Se você é empreendedor ou planeja empreender, sabe que a divulgação é essencial para que o negócio cresça, principalmente nas redes sociais onde o público se encontra mais presente.

E por isso, o Canva desenvolveu uma ferramenta para ajudar empreendedores e donos de negócios a produzirem elementos gráficos para seus projetos sem precisar investir e sem necessitar conhecimento profissional de design.

Se você trabalha na internet, ou tem um negócio físico, a melhor forma de criar valor para sua marca, e fixar seu produto na mente dos clientes é através de imagens.

Não é à toa que o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” é válido e muito importante dentro de qualquer segmento de mercado.

Uma forma fácil de perceber e entender esse conceito é fazer uma postagem no Facebook sem uma imagem, e depois fazer a mesma postagem colocando uma imagem.

O alcance da postagem sem imagem será mínimo, já a com imagem terá um alcance maior e também interação das pessoas que receberem no seu feed.

Não adianta, nossa mente é visual, por isso é fundamental ter imagens atrativas em todas as partes do seu negócio.

Mas, como fazer isso sem ter conhecimentos de design?

A ferramenta Canva é a resposta para essa pergunta, e se você ainda não conhece, leia o artigo todo para entender como ela é primordial para sua marca.

O que é Canva?

Ferramenta Canva para criar design

Trata-se de uma de uma plataforma online e gratuita (tem plano pago também), onde você poderá desenvolver QUALQUER tipo de arte para seu negócio.

  • Precisa de identidade visual para o seu negócio e não tem como investir nisso agora?
  • Precisa postar nas redes sociais e não sabe o tamanho certo das imagens?
  • Seu restaurante precisa de um menu novo e mais atrativo?
  • Precisa criar imagens atrativas para divulgar o seu produto ou serviço?

Todos esses casos são facilmente resolvidos utilizando os inúmeros recursos que a ferramenta Canva oferece.

Assim, se você não tem nenhum conhecimento de design, nem uma forma de contratar esses serviços, o canva com certeza será seu braço direito.

Como usar o canva como estratégia de marketing?

Ferramenta de design

Agora, você deve estar pensando como uma ferramenta para criação de imagens pode impulsionar o seu negócio.

O Canva é um grande aliado dos empreendedores, através dos inúmeros recursos que a plataforma oferece, você conseguirá criar imagens personalizadas para seu negócio.

Além disso, pode criar imagens interativas e compartilhá-los na internet, ou seja, tornar os ícones clicáveis permitindo uma comunicação rápida e direta com o cliente através das redes que você utiliza como canal de atendimento. 

Por exemplo: 

Um potencial cliente que estiver interessado no seu produto ou serviço, poderá clicar no ícone do Whatsapp e falar diretamente com você ou com sua equipe. 

Dessa forma, você conseguirá atingir um número muito maior de possíveis clientes apenas com um clique, o que seria impossível com um cartão de papel entregue de mão em mão.

A primeira coisa que precisa saber é que você tanto pode usar as imagens gratuitas que o Canva oferece, como subir suas próprias fotos e dar um tratamento especial.

Com os inúmeros layouts que estão disponíveis gratuitamente, conseguirá criar design para redes sociais de forma rápida e fácil, bastando apenas substituir os textos pelos seus.

A ferramenta Canva possui templates para praticamente TODOS os tipos de imagens que são utilizados na web, já com seus tamanhos próprios de cada plataforma. Instagram, Facebook, Pinterest, Cartão de visita e outros.

Veja outro exemplo:

usar a ferramenta canva para criar anúncios promocionais
Canva design

Assim, quando você precisar criar campanhas promocionais no Instagram, por exemplo, basta clicar nessa opção “post para Instagram” e uma nova imagem do tamanho certo abrirá para você personalizar de acordo com a identidade visual do seu negócio. 

Vale frisar, que também é possível desenvolver um design do zero.

Para quem trabalha com produção de conteúdo os recursos são inestimáveis.

Imagine, poder criar um infográfico utilizando os templates prontos, precisando apenas inserir as suas informações?

Infográficos são os elementos de design mais apreciados e compartilhados pela internet.

Se você precisar diagramar um e-book também poderá usar os templates que o Canva tem, apenas copiando e colando o seu texto conforme vai inserindo páginas.

Outro diferencial, são os compartilhamentos. Você pode criar um projeto e depois compartilhá-lo na sua fan page, no instagram, no Linkedin, no e-mail, entre outros.

Para quem precisa postar diariamente conteúdos visuais no Instagram, Pinterest, criar propagandas para produtos ou serviços, encontrará diversos elementos (inclusive animados) para usar e deixar o layout ainda mais interessante.

Veja o que dá para fazer:

  • Criar logotipos;
  • Identidade visual para o seu negócio;
  • Banners e Infográficos;
  • Propagandas para Facebook, Instagram, YouTube etc. 
  • Panfletos e cartazes;
  • Posts para suas redes sociais;
  • Stories do instagram;
  • Pins para Pinterest;
  • Cartão virtual e menus clicáveis para ser compartilhado pela internet;    
  • Convites, e tudo que você imaginar. 

A ferramenta possui também uma galeria extensa de fontes, assim você encontrará com facilidade uma fonte que seja a cara do seu negócio, serviço ou produto.

fontes do canva

Explore o máximo essa ferramenta para aumentar sua produtividade e impulsionar o seu negócio no digital.

Depois de saber tudo isso, a boa notícia é que se você domina a ferramenta, pode começar a criar esses trabalhos e vender suas artes para outros empreendedores que não tem tempo de se dedicar a essa parte do negócio.

Assim, além de ser uma ferramenta fundamental para qualquer empreendedor, também dá para ganhar dinheiro terceirizando isso para outras pessoas.

Por fim, como criar uma conta na ferramenta Canva?

Criar uma conta na ferramenta canva

Para criar sua conta no Canva, basta entrar em canva.com, escolher um e-mail para utilizar no cadastro e criar sua senha.

Todos os layouts que criar dentro da sua conta ficam gravados ali dentro, assim se quiser criar um template para usar depois, ele estará lá sempre que você precisar.

Inclusive é esse recurso que faz o trabalho de um empreendedor digital render muito, pois você poderá criar várias postagens utilizando um único template. 

Outro ponto importante, é que as artes criadas com o Canva , podem ser baixadas para uso e não existe a colocação de marca d´água como acontece com alguns sites gratuitos.

Além dos elementos que poderá usar em seus projetos, a ferramenta Canva também disponibiliza vídeos rápidos gratuitos, o que ajuda bastante na hora de criar vinhetas, ou apresentações animadas.

Para utilizar o Canva não será necessário baixar nenhum programa, pois a plataforma funciona online.

O Canva é gratuito?

O Canva possui 3 planos. Gratuito, Pro e Enterprise

O plano gratuito tem mais de 250 mil templates prontos que podem ser utilizados gratuitamente. 

Já o Canva Pro, tem mais de 420.000 templates e possui algumas vantagens, onde primeiro benefício é poder deixar redimensionar uma imagem pronta, o que no gratuito não dá para fazer.

Outro ponto forte do plano pago é que a quantidade de elementos oferecidos aumenta bastante e você acaba tendo acesso a designs realmente diferentes podendo se diferenciar da concorrência, já que milhares de profissionais utilizam essa ferramenta.

E o Plano Enterprise é ideal para organizações, empresas e agências.

Para quem não tem computador, nem notebook, é possível usar o site Canva pelo celular, basta ter um pouco de habilidade para mexer em uma tela menor.

Utilizando o template de postagem para o Instagram, você já deixa salvo e dali mesmo pode publicar no seu perfil, uma mão na roda para quem precisa postar várias vezes por dia.

Muitos empreendedores já utilizam o Canva para negócios, e percebem que usar imagens com elementos diferenciados cria um grande apelo visual para o público e aumenta muito o engajamento.

Ao invés de ficar quebrando a cabeça criando imagens do completo zero em programas complicados e pesados, pode utilizar todo um arsenal disponibilizado gratuitamente e de forma prática.

Que este artigo sobre o Canva ajude você a descobrir essa ferramenta incrível e começar hoje mesmo a criar imagens impossíveis de serem ignoradas.

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

Graduada em TI, Estrategista de Conteúdo e Digital. Aqui é o espaço onde compartilho meus insights, experiências, testes, dicas, livros e mentores que me inspiraram na minha jornada. Conteúdos sobre marketing digital, marketing de conteúdo e empreendedorismo!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Receba gratuitamente no seu e-mail conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo.

Deixe seu comentário