Veja 7 erros que te impedem de ser um afiliado profissional

Para ser um afiliado profissional existe um caminho a ser percorrido, que passa por várias etapas e que, infelizmente, muitos afiliados deixam de realizar algumas coisas que são importantes para ter sucesso.

É fato que o mercado de afiliados mudou muito desde seu boom há alguns anos, e quem começou do jeito certo lá atrás hoje tem muito sucesso e resultado financeiro.

Mas, do outro lado temos os afiliados iniciantes, ou ainda pessoas que já estão no mercado há algum tempo e ainda não conseguiram ter resultados expressivos.

Por que isso acontece?

Existem vários fatores que levam à falta de resultado, e nesse artigo eu destacarei 7 motivos principais. Leia o artigo até o final para ver se está cometendo algum desses erros:

7 Motivos principais que impedem que você se torne um afiliado profissional

Veja abaixo alguns dos erros comuns que os afiliados digitais cometem e que bloqueiam o sucesso nesse mercado:

  1. Ter Urgência

Quando se descobre o mercado de afiliados, múltiplas emoções se misturam, o prazer de trabalhar em casa, a sensação da liberdade de tempo, o desejo de realizar sonhos fazendo com que a vontade de começar o mais depressa possível, surja.

Geralmente, essa “vontade de começar logo” está ligada a situações que vivemos no momento.

O desemprego, o salário curto, o chefe ignorante, o cansaço de ficar horas dentro de um ônibus lotado, a falta de reconhecimento no trabalho, tudo isso cria pressa em ter resultados.

Com a ansiedade instalada, atropelamos muitos processos que são importantes para o desenvolvimento do negócio online, e esse é o real motivo da “coisa” demorar para acontecer.

Quando se tem pressa de ter resultados, algumas práticas que parecem boas, acabam atrasando o andamento certo do negócio, e ainda não trazem resultados como esperado. Veja:

  • Práticas de spam,
  • Comprar seguidores,
  • Divulgar os links de afiliado em grupos de nicho no Facebook sem nem prestar atenção nas regras desses grupos (e ficar bravo quando se é banido do grupo),
  • Usar tráfego pago sem entender como funciona, e como resultado ter as contas bloqueadas,
  • Inserir seus links nas campanhas de marketing de outros afiliados,
  • Chamar as pessoas no direct para oferecer curso e por aí vai.

O pior é que fazer tudo isso não trará vendas, então vem a frustração e o medo de não conseguir, de achar que esse mercado não é para você.

É preciso ter calma, focar no processo de aprendizagem e fazer as coisas do jeito certo, porque é isso que fará ter os resultados que deseja.

Na maioria das vezes, as pessoas que ensinam essas práticas erradas, também estão desesperadas, e também não estão tendo resultados.

2. Confusão de produtos

O segundo maior erro que impede você de ser um afiliado profissional é querer abraçar o mundo de uma vez e promover vários produtos que são competitivos entre si.

Ou seja, você se afilia em vários produtos que possuem as mesmas características, que resolvem as mesmas dores, e faz promoção deles.

Seu público, que está querendo informações sobre esses produtos, fica completamente perdido porque não consegue se decidir devido às suas indicações contrárias.

Aí, sabe o que acontece?

As pessoas acabam achando que você quer apenas vender e que não se importa realmente em ajuda-las e vão procurar um concorrente que é mais coerente.

Sempre promova produtos que não sejam competitivos entre si, ofereça sempre o melhor para sua audiência.

3. Não tem clareza do público que deseja se comunicar

Logo que comecei no marketing cometi esse erro.

Montei 2 projetos e fiquei muito tempo paralisada por falta de clareza da persona e do nicho que gostaria de trabalhar, e vejo muitos criadores de conteúdo, influenciadores, infoprodutores, afiliados etc, bloqueados pelo mesmo motivo. 

Querer falar de tudo para todos fará você ficar perdida(o) no meio de tantos públicos diferentes, além disso, deixará completamente sem ideias de conteúdo.

Quanto mais tempo demorar ter clareza no seu projeto e também no produto que deseja promover, perderá mais tempo e dinheiro.

Fazendo isso, acabamos investindo nosso tempo em conteúdos aleatórios e focados em vendas e também arriscamos em campanhas de marketing que não geram resultado.

Minha sugestão é:

Entenda primeiro em qual nicho de mercado deseja trabalhar ou aprender, e se ainda estiver indecisa, escolha um ou dois produtos para testar e mergulhe no universo do público deste produto.

Entenda suas dores, seus desejos e crie conteúdos relevantes para atraí-lo, dessa forma, desenvolverá a ideia e também validará o produto para depois investir em uma estrutura mais robusta. 

4. Falsas promessas

Outro motivo, muito comum, que impede que você seja um afiliado profissional é não conhecer bem o infoproduto que está promovendo.

A partir disso acaba fazendo uma divulgação baseada em promessas falsas, levando informações erradas para o público.

Se não puder comprar o produto antes de promover, converse com o produtor, peça para dar uma olhada na área de membros (se for curso), veja se existem reclamações no Reclame Aqui, certifique-se de ser algo realmente transformador.

Quando você indica algo que realmente ajuda as pessoas, acaba ficando conhecido, sendo indicado, o que fará suas vendas crescerem de forma natural, além de ganhar a confiança do público.

5. Se iludir com tráfego pago

Muitos afiliados acreditam que o tráfego pago é a solução de todos os problemas.

Claro que ele é muito importante para alavancar negócios, mas somente quando esses negócios estão construídos em uma base sólida.

O maior erro que um afiliado pode cometer é começar a investir dinheiro em anúncios sem ter nenhum conhecimento do que está fazendo e, pior, sem conhecer verdadeiramente quem é seu público ideal.

Ao invés de ficar pensando em quanto precisará investir para conseguir uma determinada porcentagem de lucro, foque em construir sua estrutura profissional, crie sua persona e tenha conteúdo de qualidade.

Entenda, o principal jeito de vender utilizando tráfego pago é conhecendo bem sua persona e seu mercado, pois os resultados acontecerão a partir de uma boa segmentação do público.

Veja tudo isso como se fosse um jogo de futebol, onde o campo (site e redes sociais) é sua estrutura e os jogadores ( produção de conteúdo, material rico, Inbound marketing, anúncio, remarketing, etc ) são os diversos elementos que você precisa para promover seu produto adequadamente.

Cada um tem sua função, assim como no jogo, acontece também dentro do mercado de afiliados.

6. Não Aprender com as experiências

O afiliado profissional aprende com seus erros e sabe que, para qualquer coisa que deseja atingir existe uma curva de aprendizagem. 

Se você costuma seguir os grandes players pela internet e observa o sucesso que eles têm, saiba que também tiveram muitos desafios, e o que os levou até o patamar mais alto, foi justamente aprender com os erros e não desistir no primeiro obstáculo.

E por que estou falando isso?

Porque muitos encontram-se desanimados e sem esperanças por não conseguir realizar vendas. Pulam de galho em galho e está sempre procurando algo rápido e fácil, quando não acham, desistem no meio do caminho. O foco precisa estar no aprendizado e não no resultado final.

“O Resultado final é apenas o reflexo de um processo bem executado”

7. Não investir em conhecimento

Talvez o maior erro de quem quer ser afiliado seja esse, não investir em cursos, livros e programas de aprendizado.

É verdade que existe muita coisa gratuita na internet, mas o que vai levar você até o resultado que deseja é o conhecimento aplicado de forma estratégica.

Não existe fórmula mágica no mercado de afiliados, nem no marketing digital, tudo é resultado de conhecimento aplicado, boa análise, tentativas, novos aprendizados, perseverança e dedicação.

Com o tempo você construirá seu negócio sólido, e deixará muitos ativos na internet que lhe rendarão a tão sonhada “renda passiva”. Desejo que esse artigo sobre os erros que impedem você de ser um afiliado profissional, ajude a estruturar melhor seu negócio online para ter resultados extraordinários.

E você, se identificou com um desses erros?

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

Formada em TI e Social Media Estrategista de coração. Aqui é o espaço onde compartilho meus insights, experiências, testes, dicas, livros e mentores que me inspiraram na minha jornada. Conteúdos sobre marketing e empreendedorismo!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Receba gratuitamente no seu e-mail conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo.

Deixe seu comentário