Curso de manicure e Pedicure online

Manicure e Pedicure: Tudo o que você precisa saber para iniciar na profissão [+7 Dicas]

Se você chegou até este artigo em busca de informações sobre a profissão manicure e pedicure, é porque você está pensando em iniciar a carreira, mas ainda tem algumas dúvidas. 

A partir de agora eu vou contar o que você precisa saber sobre a profissão de manicure, desde quanto ganha uma manicure, até dicas para ser tornar uma profissional de sucesso. Além disso, ainda tem uma dica extra no final.

Então, continue comigo e descubra…

O que uma manicure iniciante precisa saber?

Moda e Beleza é um segmento em constante crescimento e muito lucrativo. Na sua maioria é um mercado feminino e a vaidade das mulheres aquece este setor a todo vapor. 

No entanto, para conquistar os clientes o trabalho precisa ser bem feito e com responsabilidade, observando os critérios de higiene, mantendo seus instrumentos de trabalho esterilizados para evitar transmissão de doenças e infecções.

Trabalhar como Manicure e Pedicure exige habilidade e conhecimento para oferecer aos seus clientes segurança e um serviço de qualidade.

Por isso, é muito importante que você esteja antenada ao seu mercado para acompanhar: 

  • Normas da Vigilância Sanitária;
  • Tendências de mercado;
  • Tendências de design;
  • Técnicas de esmaltação;
  • Técnicas de boa cutilagem etc.

E assim, tornando-se uma profissional bem requisitada.

Você pode trabalhar como manicure em sua residência e montar uma pequena esmalteria, pois é muito mais vantajoso e terá mais flexibilidade de horário.

Outra possibilidade, é prestar serviços indo à casa dos seus clientes ou fazer parcerias com salões de beleza.

Quanto ganha uma manicure e pedicure?

Dicas para manicure iniciante

O salário de uma manicure e pedicure que trabalha de carteira assinada, normalmente é mais baixo do que aquelas que trabalham por conta própria (autônoma).

Para quem trabalha de carteira assinada, os valores giram em torno de: R$ 1500,00 a R$ 2500,00.

Por outro lado, os salários de uma manicure e pedicure que trabalha por conta própria tende a ser maior, visto que a maioria dessas mulheres já entram nesse mercado com uma visão empreendedora e estão sempre se atualizando e fazendo cursos na área.

Logo, conseguem cobrar mais e oferecer melhores serviços.

Se você nunca reparou, repare agora: a maioria das manicures que faturam alto, são as mais qualificadas e atualizadas. Afinal, as clientes gostam não só de qualidade, mas também de novidade.

O salário de uma manicure autônoma profissional gira em torno de R$ 3000,00 a R$ 5000,00 por mês. 

E uma forma de potencializar ainda mais o lucro do negócio é ofertar produtos e serviços relacionados que atrai a atenção dos clientes.

Você deseja ganhar esse valor por mês?

Então, continue comigo que vou dar algumas dicas para você que está iniciando conseguir chegar lá.

Lista de materiais para manicure iniciante

Para você que deseja começar e sonha em alcançar um salário de manicure autônoma, veja a seguir o kit básico que precisa ter em mãos:

  • Kit de alicates e espátulas (tenha no mínimo dois de cada)
  • Álcool 70
  • Toalhas
  • Algodão
  • Acetona
  • Autoclave para limpar e esterilizar os materiais
  • Luvas, lixas, pau de laranjeira (palito) e papel toalha (em grande quantidade porque esses são descartáveis e você deverá usar um para cada cliente)
  • Esmaltes, bases, extra brilho e óleo secante
  • Creme para amolecer cutícula
  • Borrifador
  • Bloco polidor
  • Cremes hidratantes e esfoliantes
  • E, por fim, tintas e adesivos (só se você fizer unhas decoradas)

Assim que você tiver esses materiais em mãos é hora de começar a praticar.

Faça as unhas das suas amigas, tias, primas, irmãs para começar a desenvolver as melhores técnicas.

7 Dicas essenciais para manicure e pedicure iniciante

Dicas para manicures iniciantes
Unhas azul turquesa

E por falar em técnicas, aqui vai a primeira dica para você se tornar uma manicure de sucesso.

1. Aprenda as melhores técnicas de cutilagem.

Porque são elas que irão te ajudar a desempenhar um bom trabalho, dessa forma, te ajudar a conseguir mais clientes.

Um caso de sucesso é o da Manicure Faby Cardoso que conquistou seu espaço nas redes sociais e no coração das suas clientes por fazer cutículas bem fundinhas e esmaltação perfeita.

Por mais que suas clientes tenham gostos parecidos, há diferença entre elas. Procure identificar quais são essas diferenças.

Por exemplo, algumas características pessoais podem ajudar a determinar produtos que elas gostem de usar, sabendo disso, você irá recomendar produtos que vão de encontro com o estilo de cada uma. Dessa maneira, elas irão se sentir únicas e especiais.

2. Entenda seu público

Por mais que suas clientes tenham gostos parecidos, há diferença entre elas. Procure identificar quais são essas diferenças.

Por exemplo, algumas características pessoais podem ajudar a determinar produtos que elas gostem de usar, sabendo disso, você irá recomendar produtos que vão de encontro com o estilo de cada uma. Dessa maneira, elas irão se sentir únicas e especiais.

3. Seja carismática e ofereça boas experiências

Manicure Iniciante

Uma Manicure carismática e habilidosa tende a ser mais disputada pelo público, isso porque, ela transborda bom humor, alegria e simpatia.

Portanto, seja gentil, entregue um trabalho diferenciado e com qualidade, o cliente valoriza boas experiências.

Quando essa tarefa é realizada com sucesso, gera fidelização e mais oportunidades, ou seja, a própria cliente fará questão de compartilhar as experiências que teve com você “fazendo um marketing boca-a-boca”, e assim, agregando mais valor ao seu trabalho.

4. Crie uma identidade visual

Se você deseja começar de maneira profissional, é importante que crie uma identidade visual para o seu negócio. Assim, você passará não só mais confiança e profissionalismo para suas clientes, mas também irá fixar a sua marca na mente delas.

5. Mantenha-se atualizada com o seu mercado

Esse mercado é um dos que mais cresce no país e, além disso, dificilmente passa por momentos de crise. Mas, para isso, é necessário estar atenta às tendências, novidades e aos novos hábitos do consumidor para oferecer uma experiência de impacto.

6. Divulgue seu trabalho

A famosa frase “Quem não é visto, não é lembrado” reflete uma verdade. As pessoas só irão saber do seu produto ou serviço se você mostrar para elas. 

Nunca foi tão fácil como hoje divulgar o trabalho. As redes sociais e a internet estão aí para nos ajudar. Então, mostre para as pessoas o trabalho que você faz e, com certeza, sua base de clientes irá crescer.

7. Invista sempre em conhecimento e melhorias

Muita gente pensa que fazer um curso de manicure ou comprar um equipamento melhor é um gasto. Mas, não é bem assim. Se o curso for agregar e o equipamento for para melhorar seu trabalho e aumentar a satisfação das suas clientes, seu lucro irá aumentar. Então, é um investimento que você estará fazendo no seu negócio. 

Todas essas dicas são importantes, mas agora o mais importante é você começar. Comece logo e aos poucos você vai se adequando e encaixando isso na sua rotina.

E para você que chegou até aqui. Veja a seguir a dica extra:

Use o Marketing Digital a seu favor

De fato, a internet e as redes sociais chegaram para facilitar muito o trabalho das autônomas e profissionais liberais.

Mas, nem todo mundo sabe como usá-las para atrair mais clientes. Mas você poderá sair na frente da concorrência ao seguir o que estou te falando aqui:

Crie seu perfil profissional nas redes sociais e comece a postar não só as unhas lindas que você faz, mas também comece a criar posts respondendo as dúvidas que suas clientes têm.

Dessa forma, você irá atrair não só aquelas clientes que já estão acostumadas a cuidar das unhas, mas também aquelas que ainda ficam na dúvida se devem ou não fazer alongamentos, quais os benefícios e por aí vai…

Um bom engajamento pode te ajudar a extrair a real necessidade e desejo do seu público e também atrair futuros clientes. 

Por exemplo, Se você observar que os seus seguidores e clientes comentam muito sobre alongamento de unhas de fibra e não existe um profissional no seu bairro que atenda essas necessidades, por que não se especializar em alongamentos e ofertar este serviço?

Você não só aumentará o faturamento mensal, mas também irá se posicionar na mente do cliente como especialista em alongamento de unhas.

Assim, quando a mulherada pensar em “pôr unhas de fibra” lembrará de você, desde que, ofereça um serviço de qualidade e trabalhe forte na experiência do cliente.

Eu citei  alongamentos, mas pode ser qualquer outra especialidade. É o caso da Faby Cardoso que se posicionou no mercado de unhas como especialista em cutilagem e esmaltação perfeita, hoje, Faby dá aulas de manicure online.

Lembre-se: um cliente satisfeito propaga sua “experiência” com o produto ou serviço para outras pessoas. 

Aquelas famosas frases:

“Me chame no WhatsApp para marcar um horário”,

“Vamos agendar?” …

Já não funcionam tão bem quanto antes e, se você quiser atrair mais clientes, precisa usar o marketing digital e trabalhar forte na criação de conteúdo que atraia o seu público-alvo.

Então, comece a fazer isso no início e logo você verá sua agenda lotada de clientes.

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Este post tem 2 comentários

  1. Simone

    Gostei muito das dicas!!!

  2. Olá Simone, tudo bem?

    Fico feliz em saber que você gostou das dicas.
    Obrigada pelo seu comentário. Bjos!

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