Como usar o Pinterest de forma estratégica para atrair audiência

Aprender como usar o Pinterest do jeito certo em sua estratégia de marketing, permitirá atrair muito tráfego orgânico para seu negócio.

Todo mundo sabe que, seja qual for o negócio, a única forma de ter sucesso é trazendo bastante público para ele, assim aumentam as chances de ter clientes pagantes.

De todas as formas de divulgação (orgânica) o Pinterest tem se mostrado uma das mais eficazes no que diz respeito a atrair gente que está interessada no seu negócio.

Mas antes de falar sobre como usar o Pinterest de forma profissional, primeiro irei abordar o que é Pinterest e como essa plataforma funciona.

O que é Pinterest e como funciona?

Como usar o pinterest para negócios

O Pinterest é um mecanismo de busca, assim como o Google, mas também possui elementos de rede social, pois é possível comentar nas postagens e agora existe um marcador de público para cada pin.

Ou seja, é um local onde as pessoas entram para fazer pesquisa de assuntos que desejam saber.

A principal diferença dele para o Google, é que nele as respostas são mostradas utilizando imagens que são postadas pelos milhões de usuários que existem no mundo todo.

Essas postagens são chamadas de “pins” (alfinetes), e referem-se ao objetivo primário da rede, que foi criada para compartilhamento de fotos e imagens diversas.

O nome Pinterest vem de pin + interest que poderia ser traduzido de forma geral como “alfinete seus interesses”, numa referência aqueles alfinetes que são utilizados em mapas e quadros de fotos.

Dessa forma cada conta é chamada de “board”, que seria “quadro” e cada pessoa coloca suas imagens para serem apreciadas por todos os usuários.

Pinterest para negócios

Como atrair clientes usando o pinterest

Por que essa plataforma é tão importante para negócios?

Porque o Pinterest é muito mais que imagens, é uma rede de descobertas e decisões. Ele conecta as pessoas com sua marca, aumenta a sua presença online, leva mais pessoas para o seu site, loja e redes sociais.

Um lugar onde milhares de pessoas do mundo inteiro entram diariamente para buscar ideias, inspirações, planejar eventos e é por isso que os usuários do Pinterest são tão engajados.

Considerado o primeiro e o maior mecanismo de busca visual do mundo, o Pinterest é o lugar perfeito para você que está começando mostrar sua marca e ser uma fonte de inspiração para seus potenciais clientes.

Se olharmos para o consumo dos usuários do Pinterest, é possível perceber que as pessoas buscam por referências para algum evento que ainda vai acontecer.

Você mesmo é um exemplo, utiliza a plataforma para se inspirar ou te ajudar tomar algumas decisões. Não é verdade?

Quantas vezes você já salvou imagens para ver depois?

E é aqui que a mágica acontece! 

Quando as pessoas acham algum pin (imagem) que chamam sua atenção e que vão de encontro com os seus interesses, elas salvam e quanto mais usuários salvarem esse pin, mais visitas chegam ao seu negócio. Alguns pins podem se tornar virais. 

Portanto, se você é criador de conteúdo, influenciador, Infoprodutor, afiliado, empreendedor (trabalha com artesanato, culinária, confeitaria, moda, beleza, e-commerce, etc), posicionar seu site ou sua loja de uma maneira estratégica para que ela seja percebida nesses momentos, será uma grande oportunidade de ganhar presença na internet.

Porém, como qualquer mecanismo de busca é preciso otimizar seu perfil e desenvolver uma boa estratégia de marketing que leve as pessoas a conhecer sua marca, produto ou serviço.

Como usar o Pinterest para negócios em 9 passos simples

Veja abaixo um passo a passo para utilizar corretamente a conta Pinterest Business:

1. Crie uma conta business

conta comercial do pinterest

O primeiro passo é você criar uma conta comercial no Pinterest. Dentro do site Pinterest.com você precisará usar um e-mail para criar uma conta e então criar uma senha para poder acessar depois.

A partir da criação da sua conta, o Pinterest pedirá para você escolher alguns interesses para receber sugestões de pins cada vez que entrar ali.

Como adicionar sua conta business no Pinterest

Se você já tem um perfil pessoal no Pinterest, não se preocupe, basta clicar na seta no lado direito e adicionar uma conta business gratuita.

2. Reivindique seu site ou rede social para obter acesso às análises dos Pins que você publica

Reivindique seu site ou rede social para obter acesso as métricas dos pins

Para ter acesso às métricas de marketing que o Pinterest oferece, será necessário vincular seu site, ou rede social à sua conta.

Para fazer isso basta ir em “configurações” e depois em reivindicar.

Nessa aba você conseguirá vincular um site/blog, um canal do youtube, um perfil do Instagram e uma loja da Etsy.

Dessa maneira sempre que você postar qualquer coisa nesses locais, seu board do Pinterest aparecerá automaticamente.

3. Crie um perfil estratégico para atrair o público que você deseja

Pins ranqueados nos resultados das buscas
usar palavras chave em seu perfil do pinterest ajuda atrair um público qualificado

Antes de criar seus pins é extremamente importante otimizar o perfil e pastas de forma estratégica para atrair o público-alvo. Lembre-se que o Pinterest é um mecanismo de busca e as pessoas entram ali para buscar conteúdos e salvar ideias que sejam do interesse delas.

Portanto, para selecionar o público que interessa para seu negócio é importante usar palavras chave em seu perfil, nas pastas e nos pins que sejam relevantes.

Palavras-chave – São palavras ou frases utilizadas pelas pessoas em sites de busca para obter resposta.

Por exemplo: 

Se você tem um ateliê de bolsas em crochê, coloque essas informações no seu perfil para que as pessoas interessadas em bolsas feitas em crochê encontre o seu produto com facilidade.  

Assim como no Google, existe a possibilidade de ranquear pins e aparecer nos resultados das buscas.

4. Faça pesquisas de palavras chave

Pins Rankeados no Google
Pin ranqueado na primeira página do Google

As palavras chave do Pinterest são diferentes das utilizadas no Google, então é importante pesquisar suas palavras chave dentro dos dois mecanismos.

Isso porque o Google mostra resultados de contas que estão no Pinterest, se algum pin seu aparecer nos resultados do Google, tem chance de receber mais visitas no Pinterest.

Então, crie seu conteúdo utilizando palavras chave dos dois locais, sempre.

5. Crie pins atraentes

Dentro da lógica de como usar o Pinterest o que mais interessa são as imagens que você usará nos seus pins.

Escolha sempre imagens nítidas, atrativas, e no caso de não usar fotos próprias, sempre use imagens que não contenham direitos autorais.

Existem muitos sites que proporcionam imagens bonitas e que são livres de direitos.

Para criar pins utilizando recursos específicos, experimente usar o Canva, uma plataforma para criação de imagens que possui inúmeros recursos gratuitos para seus projetos.

No próprio Canva você encontrará templates para criar pins e poderá apenas fazer edições, facilitando seu trabalho.

6. Crie um título atrativo e faça uma boa descrição nos seus pins

Estrutura de um pin no Pinterest
Estrutura de um Pin

Na hora de subir sua imagem você terá que preencher alguns campos dentro do Pinterest.

Nesses campos é importantíssimo que você crie um bom título e também faça uma descrição utilizando palavras-chave para melhorar ainda mais o SEO da sua postagem.

Quanto mais otimizado for esse pin, maiores serão suas chances de ser encontrado na plataforma, receber cliques, salvar seu pin e tornar-se viral.

E para quem trabalha com produção de conteúdo, além de levar tráfego, o Pinterest é um forte aliado para ajudar no rankeamento do seu site/blog nas pesquisas orgânicas do Google. 

O título poderá ter até 100 caracteres, mas apenas os 40 primeiros que aparecem no feed, então procure colocar sua palavra chave, ou parte dela nesse espaço.

Para a descrição você pode usar até 500 caracteres, mas apenas os 100 primeiros que aparecem para os usuários que não clicarem na imagem.

Atentar para o bom preenchimento desses campos é uma ótima maneira de usar o Pinterest corretamente para levar tráfego para o seu negócio.

7. Adicione um link do seu site ou rede social para que seu público seja redirecionado

Como usar o pinterest para atrair potenciais clientes

Sem dúvida, o campo mais importante do seu pin é esse.

O local onde poderá inserir uma URL externa para que quando alguém clicar na imagem, possa ser redirecionado para esse lugar.

Aqui você pode usar urls do seu blog, do seu canal no YouTube, de postagens suas nas redes sociais, por exemplo, o Instagram, facebook e também para sua loja virtual.

Importante: 

No caso dos links de afiliado é interessante ler bem as regras da plataforma, pois existe uma política de privacidade do pinterest que indica o que pode ser feito, e o que não pode.

Uma das maneiras de como usar o Pinterest corretamente é seguir à risca essas regras para não ter seus pins denunciados e sua conta bloqueada, ou excluída.

8. Use o Analytics do Pinterest

É possível acompanhar o desempenho do seus pins através do analytics do pinterest. 

Então, se você tem um blog/site, canal no YouTube, produz conteúdo no Instagram ou tem loja virtual, é importantíssimo estar atento a essas métricas para melhorar suas estratégias de marketing.

O Pinterest fornece dados como:

  • Número de impressões;
  • Engajamentos ( pins salvos e  cliques nos links);
  • Público total (número total de pessoas que viram seus pins e engajaram com eles);
  • Público engajado ( número de pessoas que engajaram com seus pins). 

Com essas métricas, você vai perceber quais pins estão tendo melhores resultados e quais você precisa melhorar para performar e atrair o cliente em potencial para o seu negócio.

9. Padronize seus pins

Se você vai usar o Pinterest para negócios é interessante padronizar seus pins com a identidade visual do seu negócio, pois assim caracterizará sua marca, serviço ou produto e a sua audiência reconhecerá seus pins facilmente.

Você pode fazer isso utilizando sempre uma mesma imagem de fundo, ou uma fonte específica, ou ainda criar templates parecidos com uma determinada característica padrão.

E você, usa o Pinterest como parte de sua estratégia para atrair o público?

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

Formada em TI e Social Media Estrategista de coração. Aqui é o espaço onde compartilho meus insights, experiências, testes, dicas, livros e mentores que me inspiraram na minha jornada. Conteúdos sobre marketing e empreendedorismo!

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