O que é Identidade Visual e qual sua importância no mundo dos negócios? Veja 7 dicas para criar a sua

O que é identidade visual de um negócio

A identidade visual de uma empresa, ou de um empreendedor, é o conjunto de elementos visuais que a identificam e conectam ao público.

Aqui, dentro desse conceito, vamos muito além de apenas o desenho de um logotipo .

Estamos falando também das estratégias de marketing e captação de clientes que a marca costuma usar que são sua assinatura no mercado. 

Por isso, é muito importante criar uma identidade visual completa, atraente e que capture a essência da sua empresa para diferenciar o seu negócio da multidão.

Por exemplo, 

Nós já estamos acostumados a ver um comercial da empresa Coca-Cola, mais detalhado e que apela fundo na parte emocional e que tem o papai Noel como artista principal.

Identidade visual de uma marca

Esse tipo de propaganda, somado ao logotipo mundialmente conhecido, e mais as cores e o tipo de letra, formam a identidade visual dessa empresa que tem o refrigerante cola como carro chefe de vendas.

Para entender melhor sobre esse conceito mais amplo basta prestar atenção em como você faz compras quando vai ao mercado.

Com certeza, tem suas marcas preferidas em alguns segmentos, e acaba reconhecendo esses produtos (no meio de tantos parecidos nas prateleiras) por características específicas das embalagens.

Acredite, os produtos ou serviços que você mais gosta demoraram bastante tempo para chegar na cor, tipo de letra, e embalagem que mais crie empatia com o público, além de passar segurança e confiabilidade.

É isso basicamente que faz com que 99% das pessoas comprem de uma determinada marca e não de outra.

Com isso, se você tem um negócio físico, ou mesmo se é um empreendedor digital, já pensou em padronizar sua identidade visual para engajar mais com seu público?

Diferença entre logotipo e identidade visual

Coca-Cola

Logotipo da Coca-Cola
Logotipo
Diferença entre logotipo e identidade visual
Parte da identidade visual da Coca-Cola

Eu gosto de citar a Coca-Cola como exemplo de identidade visual sólida e marcante. 

Aqui, você não vê somente o logotipo, e sim um conjunto de elementos como cores, tipografia, a forma curvilínea da garrafa e somos capazes de reconhecer a marca apenas por suas características e cores.

Starbucks

Logotipo Starbucks
Logotipo
Identidade visual da marca
Parte da identidade visual da Starbucks

Outro exemplo de identidade visual marcante é o da Starbucks, uma das marcas de café mais conhecida do mundo. Hoje, qualquer pessoa reconhece um copo branco com o logotipo circular de uma sereia com duas caudas.

Muitas pessoas acreditam que a identidade visual é apenas o logotipo.

Na verdade, o logotipo é apenas uma representação gráfica do nome da empresa.

Essa representação precisa estar completamente conectada com o tipo de produto ou serviço e também com o estudo de persona.

Isso é importante porque o público acabará relacionando você (pessoa) com sua empresa ou negócio através da representação gráfica do nome da sua empresa.

Assim, o logotipo não é a identidade visual em si, mas faz parte do conjunto de elementos que compõem esse conceito.

Quando falamos de um empreendedor, ou até mesmo um influenciador digital é preciso ter bem definido os aspectos da representação visual do negócio.

Principalmente quando o negócio está inserido dentro de um nicho de mercado com alta competitividade.

Temos vários exemplos no marketing digital de Influenciadores que se tornaram referência no nicho e que possuem uma identidade visual completa e bem definida.

Assim, para criar uma boa representação gráfica do conceito da sua empresa, é necessário escolher uma boa paleta de cores, tipografia, e toda parte gráfica para uso nas redes sociais.

Entenda a importância da identidade visual no seu negócio para que seja reconhecido e lembrado

Como você viu na explicação acima, identidade visual é o que conecta o público ao seu negócio, é a primeira coisa que os clientes verão ao entrar em contato com você.

Quanto mais você seguir o padrão de cores, letras e imagens mais deixará gravado na mente do público a sua marca.

E por que isso é tão importante?

Bom, o primeiro benefício de ter uma representação visual marcante é que o público acaba ficando com essas imagens gravadas na mente, fazendo com que as reconheça em qualquer lugar. 

Afinal, não podemos lembrar de uma empresa que não tem um nome ou uma imagem, concorda? 

Para nichos que são muito concorridos criar uma identidade visual completa ajudará a se diferenciar do resto da multidão.

Com isso você cria empatia com o público, que passará a ter mais confiança para comprar as coisas que você vende.

Por exemplo, entre um pequeno negócio que tem logo, cores e letras padronizadas e outro que não liga para isso, com certeza as pessoas vão preferir comprar de que tem a representação visual atraente.

Elas terão a percepção de profissionalismo, da mesma forma que você prefere comprar um produto com marca e embalagem definidas, do que alguma coisa que esteja num saco plástico com uma etiqueta escrita à mão, percebe?

Onde a identidade visual de um negócio é aplicada?

A representação visual de uma marca/negócio é o conjunto de todos os elementos visuais como: formatos, símbolos, cores, tipografias, slogan e imagens que são aplicados em:

  • Conteúdos de comunicação (Sites/blogs, redes sociais, envio de e-mails, etc.)
  • Capas de vídeos (thumbnails)
  • Imagens do perfil nas redes sociais
  • Papelaria (no caso de negócio físico, mas também pode ser aplicada em cartão de visita virtual, etc.)
  • Vinheta (para quem tem canal no YouTube)
  • Branding (conjunto de práticas de marketing que definem o direcionamento e propósito da marca dentro do mercado)
  • Slogan (frase, ou expressão que resume a política/missão da marca para o público – Exemplo: Se é Bayer, é bom). 

7 Dicas importantes de como criar uma identidade visual mesmo que você não seja um profissional de design

Veja abaixo 7 dicas para criar a representação visual que destacará sua empresa no mercado:

1. Faça uma lista de ideias (brainstorming)

Faça uma pesquisa na internet de empresas que estão dentro do mesmo segmento que o seu e veja como é a identidade visual delas.

A partir do que você ver, salve algumas imagens, logotipos, para que tenha um material de referência na hora de criar o seu.

Mas atenção! 

Não é para fazer igual, e sim para você ter uma pasta de ideias.

2. Busque inspirações visuais

Muitas pessoas pensam que precisam nascer com DOM para serem criativos, mas isso não é verdade. Na maioria das vezes as ideias surgem quando combinamos diversas referências.

Além de fazer a pesquisa do item 1, você também pode analisar/olhar logotipos, letras e slogans de outras empresas que não são do seu nicho.

Quanto mais referências e informações você tiver, maiores são as possibilidades de criar uma identidade visual atraente para o seu negócio.

Pois, nunca se sabe quando uma paleta de cores pode agradar, ou ainda como um desenho inusitado pode se transformar em um logotipo diferenciado.

Fontes para se inspirar: Pinterest, Behance, Freepik e Google.

3. Estude a sua persona

Seu negócio precisa se conectar com o público, e para fazer isso do jeito certo é importantíssimo fazer o estudo completo da persona.

Conhecer quem é seu público vai ajudar na hora de escolher a cor, o tipo de letra/fonte, e até mesmo o formato da sua logomarca.

Por exemplo, 

Seu público-alvo é infantil? Então, criar uma identidade visual mais colorida cairá super bem. 

4. Conexão

Sua identidade visual precisa passar para as pessoas a essência do negócio, incluindo os valores, o propósito e missão. 

Deixar isso transparecer na representação gráfica é primordial para as pessoas reconhecerem essas características mesmo no meio de vários concorrentes.

Dentro desse reconhecimento elas acabam engajando com o movimento nas redes sociais, e você ganha propaganda de indicação gratuita.

5. Entenda o poder das cores

O que é identidade visual de um negócio

Existem estudos que mostram que cada cor possui uma reação diferente na mente das pessoas.

Com isso é importante conhecer um pouco sobre esse assunto para escolher a paleta de cores que mais se conecte com seu público e tenha haver com seu negócio.

Basicamente, cores quentes passam a sensação de alegria, dinamismo, e são muito utilizadas por empresas de entretenimento e ramo alimentício, pois aguçam o paladar.

As cores frias e mais sóbrias são utilizadas em empresas de tecnologia, negócios, investimentos, advocacia, contabilidade, porque passam seriedade e profissionalismo.

Dessa forma, escolha cores que tenham haver com seu nicho de mercado, para criar um padrão mental de reconhecimento na cabeça do público.

6. Escolha uma fonte que seja fácil de ler

Da mesma forma que a cor e o desenho do logotipo, a fonte também precisa acompanhar e se conectar com o público.

Veja o logotipo de empresas famosas e perceba como a letra usada para escrever o nome da marca se mistura e se integra no conjunto da representação visual.

Escolha uma fonte que defina bem sua marca, sempre lembrando de escolher uma letra nítida que não deixe dúvidas e que seja fácil de ler/interpretar.

Agora a boa notícia…

7. Ferramenta para criar logotipos e identidade visual

Depois de ler todos esses conceitos você deve estar pensando que precisará investir muito dinheiro para criar uma identidade visual do seu negócio.  

E, a boa notícia é que NÃO, pois existe o site canva.com onde as pessoas que não são designers e que não tem condições de investir, podem criar sua própria identidade visual completa.

Desde o desenvolvimento do logotipo, cartão virtual, slogan, fontes, elementos gráficos, tudo isso você pode usufruir dentro do Canva sem precisar pagar nada.

Ainda existe a possibilidade de você subir suas imagens para dentro do site e lá dentro fazer as composições que desejar para sua empresa.

O canva também é muito utilizado para criar conteúdos visuais para sites/blogs e redes sociais e possui diversos recursos que vão desde compartilhar links, programar posts, fazer lives até integração com outras ferramentas, por exemplo, MailChimp. Leia nosso post sobre a ferramenta canva.

Conforme o seu negócio for se desenvolvendo, você poderá profissionalizar o logotipo e a identidade visual da sua empresa com um profissional de design, pois, ele desenvolverá toda  comunicação visual de forma estratégica e que conectam com o seu público.  

Desejo que esse artigo sobre identidade visual tenha tirado todas suas dúvidas sobre o assunto e que ajude você criar uma representação gráfica diferenciada para seu negócio!

Michelle Nascimento

Michelle Nascimento

Graduada em TI, Estrategista de Conteúdo e Digital. Aqui é o espaço onde compartilho meus insights, experiências, testes, dicas, livros e mentores que me inspiraram na minha jornada. Conteúdos sobre marketing digital, marketing de conteúdo e empreendedorismo!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Receba gratuitamente no seu e-mail conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo.

Deixe seu comentário